Em que medida o Programa Baby Signs® é aplicável, tendo como referência a Pedagogia Montessori?
Tal como Maria Montessori (educadora, médica e pedagoga), eu tenho imensa fé no potencial das crianças e na importância da sua educação, tendo por base o amor e a paz, como caminho rumo a um futuro melhor para a Humanidade.
Iniciei a minha aprendizagem na pedagogia Montessori ainda grávida, e comecei a colocar em prática mudanças na minha vida/modo de viver e na vida a dois, é uma caminho que quem inicía não pára mais.
Contudo, com o nascimento do meu primeiro filho, este sentir cada vez mais se alicerçou em mim e nas minhas acções quotidianas… repensar prioridades e proporcionar o melhor do mundo ao meu filho, para que ele possa dar o melhor de si ao mundo, é um objectivo, e o que quero mesmo é acompanhar o seu desenvolvimento para que possa cumprir com todo o seu ser a sua missão.
A minha experiência pessoal com o Programa Baby Signs® vai de vento em popa, continuando agora com a segunda filha baby signer! E a evolução tem sido tão rápida que o mais difícil é acompanhar tantas aprendizagens.
A minha experiência pessoal com o meu primeiro filho…
Ensinei o gesto de “Coelho” (Ver no final deste artigo) segundo a metodologia do Programa Baby Signs® e, como consequência, com 10 meses as suas mãos permitiram que o seu “coelho” se fizesse com toda a mão aberta a saltitar.
No entanto, optei sempre por não o corrigir, demonstrando sempre o gesto da forma inicialmente proposta pelo Programa Baby Signs®.
Afinal… era o seu “coelho” e eu compreendia perfeitamente o que ele queria dizer.
As suas seguintes comunicações não-verbais com as suas pequenas mãos deixaram transparecer um coelho já com uma orelha. Sorri e fiquei feliz ao observar a orelha e disse-lhe: “Conseguiste fazer uma orelha do teu coelho, que bom.”
Durante várias situações o seu “coelho” tinha uma alegre e saltitante orelha.
Como refere Maria Montessori:
“Ele [bebé] não é de forma alguma passivo. Enquanto inevitavelmente recebe impressões, é ao mesmo tempo um pesquisador activo no seu mundo. Ele próprio vai à procura de impressões.”
Interessante mesmo foi quando o observei a auto corrigir-se…
Estava na sala e uma mão ajudava a outra a permanecer com dois dedos esticados (as duas orelhas do coelho).
Era ele a querer aprender a fazer o gesto como me via fazer a mim.
Segundo Maria Montessori, as crianças aprendem por si mesmas quando envolvidas num ambiente preparado onde o adulto preparado pouco interfere no processo de aprendizagem permitindo que a criança aprenda sozinha.
E assim foi… mais do que aprender, ele corrigiu o seu gesto… coube-me a mim observar.
Com 14 meses de idade, entre os seus 34 gestos, o seu “coelho” contava já com duas orelhas espetadas e saltitantes.
É impressionante observar o potencial que existe em cada bebé.
O gesto do “Coelho” foi um dos primeiros gestos que o meu filho aprendeu, com cerca de 10 meses.
Aqui fica a minha oferta para que possa experimentares por casa:
Bem haja a ti que me lês!