Será que ensinamos os bebés a fazer yoga?
Ou aprendemos nós?
O petiz cá de casa, faz yoga desde a barriga… caso tenhas lido o meu primeiro artigo eu já falei sobre este assunto (podes espreitar aqui)!
Contudo, em determinada altura e em algumas semanas, aprimorou-se numa determinada postura e, posso assegurar-te que a sua postura favorita era a do “cão” – (Adhomuka).
Uma postura simples e que passo a explicar:
- Inicia-se com os quatro membros apoiados no chão, com a coluna reta e em posição neutra;
- Depois, dobrando os dedos dos pés, eleva-se a anca até as nossas orelhas ficarem entre os braços, olhando para baixo para as nossas coxas;
- Os calcanhares devem estar apoiados no chão e podemos até pedalar um pouco os pés para acordar tendões e os músculos da parte posterior da perna; barriga da perna;
- Podemos manter esta posição por três respirações antes de voltar para baixo para as suas mãos e joelhos.
E esta é também , uma postura alonga os músculos das pernas, as ancas e os ombros.
Posteriormente falei com a Sandra Matos, fundadora da Escola Babyoga Portugal, e contei-lhe o que se passava, inclusive mostrei-lhe fotos. E relembrando saudosa a Sandra respondeu-me: “Lembro-me bem da altura em que uma das minhas filhas estava sempre a fazer essa pose também.”
Interessante… Isto deixou-me curiosa e fui aprofundar melhor o tema, assim como as vantagens e benefícios desta mesma postura.
Relembrando o que aprendi no Curso de Professores de Yoga para Bebés e Crianças direi que esta é uma postura que conecta a parte inferior com a parte superior do corpo, que é bom para aliviar a asma, e que fortalece os membros superiores.
É também uma postura que os bebés costumam fazer antes de começarem a gatinhar e antes de começarem a andar.
A verdade é que o petiz cá de casa começou a andar há relativamente pouco tempo e durante essa aprendizagem ele fez esta postura ainda mais vezes.
Na minha pesquisa mais aprofundada e descobri factos interessantes sobre o assunto (que descrevo de seguida):
* É uma excelente postura para fazermos ao acordar – o que explica o facto do meu filho a fazer muitas vezes de manhã mal acorda e ainda dentro da sua cama.
* E ainda melhora a digestão – o que explica porque é que depois do almoço o petiz se põe a fazer esta postura.
No entanto, descobri que os bebés são ainda mais sábios e confirmei de que eles não necessitam aprender yoga, eles são yoga de verdade e de forma genuína.
Sim, os nossos bebés são sábios ao ponto de saberem quando a devem executar sem que lhes seja pedido!
Esta postura aparentemente simples, e fácil, é na verdade uma postura que possibilita inúmeros benefícios a quem a pratica. E é maravilhoso ver os pequenos yoguis a fazê-la com satisfação e orgulho.
E o cão também faz xixi! Aqui está o professor a exemplificar:
É-me fácil deliciar!!!
Bem haja a ti que me lês!